A consultora do Prêmio Innovare, advogada Juliane dos Santos Silva, visitou na manhã desta segunda-feira (11/6) o Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, com sede em Porto Velho, para conhecer duas práticas que estão inscritas no Prêmio, na edição deste ano de 2018.
A primeira, é o "TRT Comunidade ¿ A Justiça do Trabalho mais próxima de você", que acontece a cada 3 (três) meses, e consiste em uma ação de cidadania levada aos bairros mais carentes com um mutirão de atendimentos desde orientações básicas de higiene bucal até recebimento de reclamatórias trabalhistas e expedição de documentos como RG, CPF, Carteiras de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros.
A ação, que é coordenado pela Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais ¿ SECOM, e foi apresentada pela equipe da Secom com apoio da Assessoria de Planejamento do Tribunal, já prestou mais de 42 mil atendimentos em suas 15 edições realizadas.
A consolidação desta prática é fruto do engajamento de magistrados, servidores, estagiários e também dos mais de 24 parceiros institucionais, que dedicam-se desde da preparação até a realização nos bairros de Porto Velho (RO) e de Rio Branco (AC), destacou o secretário de Comunicação, Celso Gomes.
A segunda prática trata-se do POP - Planejamento Orientado a Projetos, apresentado pela equipe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, com apoio da SECOM, que consiste num Plano tático bineal pautado na tríade Jurisdicionado, Pessoas e Infraestrutura, tendo sua principal ênfase a difusão da cultura de projetos. O POP foi elaborado utilizando-se de metodologia participativa, oportunizando a todos os colaboradores do TRT a possibilidade de contribuir com ideias e sugestões de projetos.
Durante a apresentação do POP na reunião, a assessora de Planejamento Rosana Mieko Takebayashi, demonstrou a página de acompanhamento de projetos do POP, que permite a qualquer pessoa verificar em tempo real o andamento dos projetos em execução.
Ressaltou-se também que o POP é um exemplo de aplicação dos princípios da Gestão Participativa nos processos de planejamento do Tribunal. Este modelo participativo de Gestão proporciona interação, motivação e comprometimento, pois os colaboradores se sentem reconhecidos por poderem participar ativamente do processo decisório, sendo a melhor maneira de engajar o quadro de colaboradores no alcance da missão organizacional.
A reunião teve ainda a participação da secretária Geral da Presidência do Regional, Shirley Pantoja Esteves.