O Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre lançou na quinta-feira (14/6), no Fórum Trabalhista juiz Oswaldo de Almeida Moura, em Rio Branco, a Exposição "Justiça do Trabalho 45 anos de Trabalho, Justiça e Cidadania", e realizou uma mesa de Diálogos, com o tema central "As contribuições da Justiça do Trabalho nas relações capital e trabalho".
Ao abrir os trabalhos o diretor do Fórum Trabalhista, o juiz do trabalho substituto Vicente Ângelo Silveira Rego, destacou a relevância da presença da Justiça do Trabalho no Acre, que desde 14 de junho de 1973 vem distribuindo Justiça e promovendo a paz social no estado. Ressaltou ainda o contexto histórico da JT, que passa por momentos delicados, e citou que a Justiça do Trabalho não tem como escopo inviabilizar o desenvolvimento do país, muito pelo contrário, tem como objetivo primordial promover o equilíbrio entre o capital e o trabalho na distribuição de Justiça.
Ao falar pelos servidores, a servidora Maria de Nazaré Pena lembrou os tempos em que nas audiências e na secretaria existiam somente as máquinas de escrever, anotações em livros de despachos, tempos do papel carbono e hoje muitas pessoas nem imaginam como era trabalhar na Justiça do Trabalho sem o apoio tecnológico que temos hoje. "No tempo que as atas de audiências eram com 4 vias, com uso de papel carbono, dava muito trabalho, portanto nos últimos anos a Justiça do Trabalho melhorou e exerce sua missão com qualidade e dignidade", concluiu a servidora.
No auditório do Fórum às 10h, foi realizada a Mesa de Diálogo em que participaram o juiz Vicente Rego; a procuradora do trabalho Luíse Monteiro Gagine; o advogado Pedro Freire, representando a OAB/AC; a servidora da JT, Marlene Valus e Fritz Mendonça, representando o condomínio Sindical Fieac; e Valdemir Ribeiro dos Santos, do Sindicato dos Industriários do Estado do Acre.
Durante a atividade os membros destacaram a contribuição que as instituições, sindicatos patronais e de empregados, da advocacia, dos magistrados e servidores que ao longo prestaram ao fortalecimento da Justiça Especializada no Acre.
O evento contou com a presença do juiz titular da 1ª VT de Rio Branco, Lucas Telles de Menezes Andrade Sandim, juiz do trabalho substituto Augusto nascimento Carige, servidores e estagiários do Fórum e advogados que militam na Justiça do Trabalho, além de representantes de sindicados de classes do Acre.
A atividade dos 45 anos da JT está sob a coordenação do Núcleo de Gestão Documental do TRT, para tanto a chefe do NGD, Raimunda Pedraça e o servidor Dark Bártolo, acompanharam o evento na capital do Acre.
Confira a Galeria de Fotos no Flickr do TRT14