Anamatra faz parte da ação junto com outras entidadesA Anamatra participou nesta terça-feira (6/3), no Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), de reunião do Movimento Ação Integrada (MAI), instância nacional que reúne diversas entidades para fortalecer, consolidar e implementar iniciativas conjuntas, com o objetivo de prevenir o trabalho análogo ao escravo, e oferecer assistência às vítimas deste crime, por meio da promoção e da inclusão socioeconômica dos resgatados e vulneráveis. Estiveram presentes na reunião o presidente, Guilherme Feliciano, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Colussi.
Na oportunidade, os participantes discutiram o nivelamento de informações sobre as iniciativas locais da Ação Integrada e do Instituto de Ação Integrada (Inai), bem como as perspectivas de atuação do MAI. O Inai é uma associação sem fins lucrativos legalmente constituída para articular as políticas públicas e as iniciativas do setor privado ou da sociedade civil, para promover a inclusão de trabalhadores resgatados, além de famílias e comunidades. Com o relançamento do programa, o Inai passou a operacionalizar as parcerias nos estados.
Também foi deliberado na reunião que o Inai deverá se apresentar ao Conselho de Representantes da Anamatra, em momento a ser definido em breve; e também, posteriormente, a todos os juízes do Trabalho, durante o 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece de 2 a 5 de maio em Belo Horizonte (MG).
Saiba mais - O Movimento nasceu em 2009, a partir de uma iniciativa realizada em Mato Grosso destinada à qualificação e reinserção profissional das vítimas. O êxito do então projeto promoveu a extensão da iniciativa para outros estados por meio da criação do Movimento Ação Integrada em 2012, posteriormente ampliado em 2014 e 2015.
O programa foi relançado em janeiro deste ano, durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocasião que também contou com a participação da Anamatra. Clique aqui e conheça a iniciativa.