Os presidentes, vice-presidentes, corregedores e futuros gestores dos Tribunais Regionais do Trabalho participaram de 4 a 7 de junho do 8º Curso de Formação Continuada (CFC) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em Brasília (DF).
Com foco na Administração Judiciária, o evento contou com a participação do presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), desembargador Shikou Sadahiro, da vice-presidente, desembargadora Socorro Guimarães, do desembargador
Carlos Augusto Gomes Lobo, e do mais novo desembargador do Regional, Osmar João Barneze.
Sobre Gestão Judiciária, foram discutidos assuntos envolvendo as ferramentas de estatísticas, a exemplo do e-Gestão, além de gestão sustentável e uniformização de jurisprudências, sendo este último em palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Mascarenhas Brandão.
Houve especial atenção também no campo da Gestão Orçamentária dos tribunais, no debate de assuntos relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Orçamentária Anual e Trâmites Orçamentários, e Execução Financeira na Justiça do Trabalho.
A comunicação social teve importante capítulo no Curso, onde a secretária de Comunicação Social do TST, Patrícia Resende, falou aos desembargadores sobre a "Imagem da Instituição perante à Sociedade".
A capacitação de magistrados e servidores foram outros pontos debatidos em painéis envolvendo a Gestão de Pessoas, tendo como facilitadores a coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Amélia Casado, e o juiz Auxiliar da Direção da Enamat, Giovanni Olsson.
Por fim, os desembargadores participaram de palestra sobre Gestão de Contratos: Peculiaridades da Justiça do Trabalho em Bens e Serviços, com o assessor Especial da Secretaria-Geral da República Assuntos Estratégicos (SAE-PR), Fabiano Lima, e da conferência de encerramento com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, sobre os "Desafios da administração de Tribunais e o TCU.