História da Amatra 14

Espaço do Associado

Conheça a história da Amatra 14

Aos 17 dias do mês de fevereiro de 1987, em reunião realizada nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, situado à Av. Costa e Silva, nº 3503, na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, os Juízes do Trabalho Vulmar de Araújo Coêlho Junior, Heraldo Fróes Ramos, Rosa Maria Nascimento, Benjamin do Couto Ramos, Pedro Pereira de Oliveira, Eunice de Souza Botelho e Osvaldo de Almeida Moura fundaram a Associação dos Magistrados da 14ª Região da Justiça do Trabalho, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com funcionamento por prazo indeterminado.

A primeira Diretoria eleita e empossada no dia 20 de fevereiro de 1987 era composta dos seguintes magistrados: Juiz Vulmar de Araújo Coêlho Junior, Presidente; Juiz Heraldo Fróes Ramos, Vice-Presidente; Juiz Pedro Pereira de Oliveira, Diretor Secretário; Juíza Rosa Maria Nascimento, Diretora Tesoureira; e Juízes Benjamin do Couto Ramos, Eunice de Souza Botelho e Osvaldo de Almeida Moura, membros do Conselho Fiscal.

Os objetivos da novel entidade classista criada no final da Década de 80 eram apenas quatro, conforme consta em seu estatuto primevo (art. 6º): a) Defender intransigentemente os interesses da magistratura trabalhista; b) Participar ou promover a realização de congressos, simpósios e outros; c) desagravar seus membros; d) Apresentar propostas para aperfeiçoamento do sistema judiciário.

No final do ano de 2002, na gestão do então Presidente, Juiz Benjamin do Couto Ramos, foi adquirida a sede própria da entidade, onde esta se encontra instalada até os dias atuais.

Em 5 de junho de 2007, a entidade classista representativa dos Juízes do Trabalho da 14ª Região sofreu uma profunda reforma estatutária a fim de se adequar ao novo Código Civil vigente. Houve alteração da denominação para a atual Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região, também conhecida pela sigla AMATRA14.

Esta importante reforma estatutária contemplou o incremento dos cargos da Diretoria para 6 membros e estabeleceu novas atribuições à instituição, que ampliaram consideravelmente o espectro de atuação associativa da AMATRA14 dentro do permissivo constitucional.

Passado um ano da reforma, novas alterações foram introduzidas no Estatuto da entidade visando a ampliação e a solidificação da representatividade da entidade perante seus associados, os Poderes constituídos e a sociedade em geral, destacando-se a criação da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 14ª Região – ESMATRA14, órgão vinculado administrativa e financeiramente à AMATRA14 que tem como principal objetivo fomentar o estudo do Direito do Trabalho.

Atualmente, a AMATRA14 conta com aproximadamente 72 associados e integra, juntamente com as outras 23 associações regionais, o Conselho de Representantes da ANAMATRA, entidade nacional que congrega mais de 3500 juízes do trabalho em todo o Brasil.

 

Fique Informado

Cadastre-se e receba informativos periódicos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre.

© 2017 - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre - Todos os direitos reservados